24
dez
Endometriose: Conheça os exames que detectam
Denomina-se endometriose a condição em que o endométrio, mucosa que recobre a face interna do útero, se desenvolve fora da cavidade uterina, como no intestino, ovários, trompas de falópio ou bexiga, por exemplo. Essa doença costuma acometer mulheres já a partir da primeira menstruação e pode se alongar até a última. O diagnóstico costuma ocorrer na faixa dos 30 anos.
Os sintomas mais comuns desta condição são:
- Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
- Dor durante a relação sexual;
- Fadiga crônica e exaustão;
- Sangramento menstrual intenso ou irregular;
- Dificuldade para engravidar e infertilidade.
Por ser uma doença difícil de ser diagnosticada por exame físico durante consulta ginecológica, o tipo mais adequado de análise é através dos exames de imagem, onde se destacam os seguintes:
Ultrassonografia Transvaginal
Procedimento que permite identificar endometriomas, aderências pélvicas e endometriose profunda. A avaliação é feita através de uma sonda especial introduzida no canal vaginal.
Ressonância Magnética
Exame que apresenta melhores taxas de sensibilidade e especialidade na avaliação de pacientes com endometrioma e endometriose profunda.
Laparoscopia
É utilizado para obter o diagnóstico e também como tratamento do paciente. Pequenas incisões são realizadas na barriga e instrumentos telescópicos são inseridos para permitir a visualização e também para retirar lesões.
Laparotomia
Procedimento mais invasivo comparado à Laparoscopia. É realizada uma incisão abdominal maior para permitir acesso aos órgãos internos.
Caso tenha dúvidas, converse com um médico de sua confiança.