O que é a Ultrassom com Doppler?
Diferente do ultrassom convencional, o ultrassom com doppler é um procedimento utilizado para analisar o fluxo sanguíneo, tecidos e estruturas em diferentes partes do corpo, como mamas, abdômen, coração, rins, bolsa escrotal, entre outros. Seu grande diferencial é a visualização do sistema venoso e arterial com mais precisão.
Na obstetrícia, o ultrassom com doppler observa a circulação sanguínea nos vasos fetais e uterinos, além de analisar possíveis alterações na placenta. Além disso, pode ser recomendado também para a detecção de tromboses venosas ou arteriais, para a identificação de dilatações e aneurismas nos vasos sanguíneos e para o estudo do funcionamento das artérias e veias.
Do mesmo modo, esse tipo de procedimento – de caráter simples e indolor – também pode ser utilizado para a verificação de lesões nodulares, auxiliando sobre o seu padrão de vascularização e até em eventual necessidade de uma biópsia.
Outro diferencial do ultrassom com doppler está na coloração atribuída às imagens do exame, uma vez que, o recurso do doppler proporciona uma cor específica (vermelho ou azul) conforme o sentido do fluxo sanguíneo.
Caso queira saber mais sobre o exame de ultrassom com doppler, entre em contato conosco.